domingo, 25 de maio de 2008

URBANUS, Infogravuras, 2008

clave leis pentagrama controle linhas horizontais ruas hastes crescimento imobiliário notas cabeças da capo início harmônicos condomínios enarmônicos conflitos sociais segunda menor sexo cromatismos crescimento clusters sonoros orgia notação contemporânea comunicação digital inexeqüível loucuras licenciosas ritmo tempo tempo vida ritardando botox notas janelas compasso receita de bolo métrica cabresto modulação evolução melodia felicidade contraponto barreiras timbre personalidade linhas suplementares superestruturas peça conc(s)erto para computador

BULA DAS INFOGRAVURAS



A música escrita pelo compositor, para ser percebida pelo ouvinte, necessita de um intermediário, ou melhor, de um intérprete. Logo uma partitura não é música. Então o que é? Um conjunto de elementos gráficos (linhas e pontos), que apresentam um ritmo visual. Mas nem tudo o que se “desenha” enquanto “música” é executável. Este trabalho é um exemplo disto. Partindo da formação e colocação aleatória de notas e valores estabelecer uma progressão numérica das notas com o propósito da não-execução obtendo um registro formal desta experiência e posterior execução deste conc(s)erto para computador, mostrando as limitações deste meio enquanto formador imagético e sonoro. Estabelecendo uma ponte entre a música, as artes visuais e a tecnologia, a contemplação visual e a percepção auditiva. As peças são fruto do experimento com o software Encore 32 pelo preenchimento dos espaços vazios. E a discussão das interfaces entre os sons (mal-executados) e esta evolução urbana e social, onde a poluição e a comunicação de massa alienam o indivíduo.

O trabalho apresentado é um conjunto de 4 infogravuras sobre papel cuchê A3, com imagens de partituras “pixelizadas” e um texto que servirá como “fio” para a interpretação. Simultaneamente a execução da trilha criada a partir do experimento.

Um comentário:

  1. lindo!
    mandar-te-ei a partitura animada do "creu" pra vc avaliar o kamasutra.
    :)

    ResponderExcluir